sábado, 17 de fevereiro de 2024

Insônia




Nas horas insones da madrugada.

Engraçado como as coisas mudam de perspectiva quando perdemos o sono no meio da noite.

Platão nos disse através do Mito da Caverna que nossa percepção depende de nossos valores, de nosso conhecimento (sim, a ignorância e um bênção).

Dickens precisou de um Natal pera ser visitado pelos espíritos.

Para mim, basta perder o sono e pronto…minhas percepções mudam; os fantasmas (passado, presente e futuro) aparecem todos de uma vez. Os erros me saltam os olhos, as injustiças, as raivas, os rancores, os amores perdidos….

Pela casa, o vento uiva nas janelas, parecendo o lamento de almas antigas. Cada som assume proporções ciclópicas, dando a entender que o mundo todo será acordado pelo simples bater do teclado. Em contrapartida, o silêncio (quando se faz) é tão opressor, tão pesado...que consigo escutar o próprio coração batendo.

Lembro-me de minha amada Tia Jovita (amo a todas, mas ela também sofre de insônia) e se não fosse tão inadequado ligaria para falarmos bobagens e rirmos um pouco.

O momento é produtivo: o café….um novo planejamento para as aulas de mais tarde...novos planos que nunca serão executados...um pouco de estudo...e um pouco de jogo no pc….

Mas a sensação de tempo é obliterada...Parece que estou acordado há uma eternidade e são apenas: 04:10 (levantei-me às 03:05)...Einstein estava correto...o tempo e relativo.

Lembro-me de uma musica do Alceu…

A solidão é fera, a solidão devora.
É amiga das horas prima irmã do tempo,
E faz nossos relógios caminharem lentos,
Causando um descompasso no meu coração.

Apenas quem tem insônia sabe o real significado dessas palavras.

Passo os olhos pela estante e vejo a lombada já envelhecida de um livro de Poe e relembro o conto O Corvo...e rio sozinho. Será que há um corvo nos umbrais de minha porta a vaticinar “Nunca Mais”?

Um livro….capas….somos todos livros? Se as pessoas nos julgas pelas aparências..então somos vistos de modo tão superficial que nossas capas são mais importantes que nossos conteúdos?

Bem...chega de divagações por hoje.

Abraços e Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário