terça-feira, 11 de abril de 2023

Ponderações sobre o questionamento de um aluno em sala sobre o preconceito sexual.

 Ponderações sobre o questionamento de um aluno em sala sobre o preconceito sexual.

Em certa aula sobre direitos e deveres, um aluno perguntou-me sobre o preconceito sexual. Afirmou que havia sofrido preconceito e o agente do ato preconceituoso havia argumentado sobre a Bíblia para justificar sua "condenação ao inferno".

Explique a ele que, embora eu seja católico, neste assunto prefiro seguir a legislação humana, que em nossa Constituição Federal, em  seu artigo 5º afirma: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes". Percebe-se de imediato que a igualdade aqui almejada inclui a igualdade de gênero e sexo.

Ele prosseguiu dizendo que sentiu-se muito mal com o argumento contra ele utilizado, por ser criado em uma família católica não se sentia um pecador e que era injusto o argumento utilizado.

Confesso que no momento não soube argumentar baseado na Bíblia e aqui não desejo fazer críticas a religiões ou livros sagrados; lembrando que eu mesmo sou católico.

Mas vamos a alguns trechos bíblicos para termos uma linha de raciocínio mais embasado:

VELHO TESTAMENTO

Levítico 11
  • 7 – E enfim, como o porco, que tem a unha fendida e o pé dividido, mas não rumina tê-lo-eis por impuro.
  • 8 – Não comereis da sua carne e não tocareis nos seus cadáveres: vós os tereis por impuros. (não coma carne de porco).

Levítico 18
  • 22 – Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação. (sim, aqui aborda veladamente a união carnal entre dois homens)

Levítico 19:
  • 19 – Guardareis os meus mandamentos. Não juntarás animais de espécies diferentes. Não semearás no teu campo grãos de espécies diferentes. Não usarás roupas tecidas de duas espécies de fios. (não misture tecidos nas roupas).

Levítico 20:
  • 10 – Se um homem cometer adultério com uma mulher casada, com a mulher de seu próximo, o homem e a mulher adúltera serão punidos de morte.
  • 13 – Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometerão uma coisa abominável. Serão punidos de morte e levarão a sua culpa. (serão punidos com a morte homossexuais e adúlteros heterossexuais - homens e mulheres).

Deuteronômio 21:
  • 18 – Se um homem tiver um filho indócil e rebelde, que não atenda às ordens de seu pai nem de sua mãe, permanecendo insensível às suas correções,
  • 19 – seu pai e sua mãe tomá-lo-ão e o levarão aos anciães da cidade à porta da localidade onde habitam,
  • 20 – e lhes dirão: este nosso filho é indócil e rebelde não nos ouve, e vive na embriaguez e na dissolução.
  • 21 – Então, todos os homens da cidade o apedrejarão até que ele morra. Assim, tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel, ao sabê-lo, será possuído de temor. (punir com a morte filhos desobedientes e rebeldes)
  • 22: 23 – Se uma virgem se tiver casado, e um homem, encontrando-a na cidade, dormir com ela,
  • 24 – conduzireis um e outro à porta da cidade e os apedrejareis até que morram: a donzela, porque, estando na cidade, não gritou, e o homem por ter violado a mulher do seu próximo. Assim, tirarás o mal do meio de ti.
  • 25 – Mas se foi no campo que o homem encontrou a jovem e lhe fez violência para dormir com ela, nesse caso só ele deverá morrer, (se a mulher for estuprada na cidade e não gritar, ela morre também, se for estuprada no campo, apenas o estuprador morre)

NOVO TESTAMENTO

São João 8:
  • 1– Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras.
  • 2 – Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar.
  • 3 – Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério.
  • 4 – Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério.
  • 5 – Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso?
  • 6 – Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra.
  • 7 – Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.
  • 8 – Inclinando-se novamente, escrevia na terra.
  • 9 – A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. (quem nunca pecou, até pode penar em punir, mas mesmo os que se achavam justos e corretos, assumiram suas fraquezas e pecados e partiram).

São João 13:
  • 34 – Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. (amai a todos, mesmo os que são e pensam diferente de você).

São Mateus 7:
  • 1 – Não julgueis, e não sereis julgados.
  • 2 – Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos.
  • 3 – Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? (não cuide da vida dos outros, quando você mesmo é um pecador).

São Mateus 26:
  • 26 – Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo.
  • 27 – Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos,
  • 28 – porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados. (repetido também em Marcos 14:24 e Lucas 22:20 e se refere ao que deve ser uma nova abordagem sobre o comportamento dos fiéis frente aos preceitos bíblicos).


Observações pessoais:

Percebe-se uma mudança de tom ao longo da leitura. Sim, são trechos pinçados e que foram escolhidos apenas para termos pontos de vista pra debatermos e questionarmos mas servem da base e reflexão.

Fica claro (para mim) que no Antigo Testamento há uma vontade maior de punir e condenar; ao passo que no Novo Testamento há um foco maior no perdão e acolhimento.

Se não presenciamos ou ouvimos notícias de pessoas sendo agredidas por comerem carne de porco, ou por usarem roupas com tecidos diferentes na mesma roupa, qual o motivo de aceitarmos a agressão à alguém por causa de sua orientação sexual?

Qual o motivo da orientação sexual de outra pessoa ofender tantos à alguns? No que isso se comunica com essa pessoa? Quando algo te ofende muito, esse algo se comunica com o ofendido em algum nível.

Paulo Freire certa feita escreveu que: todo discurso tem uma ideologia, depende se a sua ideologia é inclusiva ou excludente.

Como cidadão, católico e educador, me vejo como alguém inclusivo. Todos são bem vindos na sala de aula e, como diz Roberto Carlos, "quem quiser ser meu amigo, que me dê a mão".

Prefiro seguir Jesus, com sua fala de retidão mas também com sua fala de amor e perdão. Não sou santo (nem nunca o quis ser), mas acho errado julgarmos quando nós mesmos não queremos ser julgados (eu mesmo adoro carne de porco e não me importo de vestir roupas com tecidos diferentes).

Não quero como este texto ofender qualquer pessoa ou me passar como dono da verdade, apenas ajudar a explicar melhor o assunto para que meus alunos possam ver a questão do do preconceito sob uma nova perspectiva.

Fica aqui um abraço fraterno e um desejo forte de que todos possamos abrir a mente e os coração para o perdão e acolhimento, não julgando tão apresada nem tão pesadamente meros comportamentos e posturas diferentes das nossas.

Abraços e Sucesso!

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