terça-feira, 5 de novembro de 2024

O Jogo da Cerveja

O Jogo da Cerveja

Para assegurar um melhor estudo da Logística; segue abaixo o Jogo da Cerveja.

Papéis dos participantes:

O jogo é jogado por um grupo de pessoas que desempenham diferentes papéis na cadeia de suprimentos da indústria de cerveja. Esses papéis incluem:

  • Fabricante;
  • Distribuidor;
  • Atacadista;
  • Varejista.

Objetivo do jogo:
O objetivo principal é gerenciar o estoque de cerveja e atender à demanda dos clientes de forma eficiente, evitando excesso ou escassez de estoque.

Fluxo do jogo:
O jogo é jogado em rodadas, onde cada rodada representa um período de tempo, por exemplo, um mês. Durante cada rodada, os participantes fazem as seguintes ações:

  • Receber pedidos: Os varejistas enviam seus pedidos para o elo anterior na cadeia (atacadistas enviam para distribuidores, distribuidores enviam para fabricantes);
  • Tomar decisões de estoque: Com base nos pedidos recebidos e nas informações disponíveis, cada participante decide quanto estoque deve ser enviado para o próximo elo da cadeia;
  • Receber e enviar estoque: Os participantes recebem o estoque enviado pelo elo anterior e enviam o estoque para o próximo elo;
  • Atender à demanda: Os varejistas vendem cervejas aos clientes finais e atendem aos pedidos recebidos.

Atrasos e informações limitadas:
Uma das principais características do jogo é a presença de atrasos e informações limitadas. Isso significa que os participantes podem enfrentar atrasos na entrega do estoque e podem não ter acesso a todas as informações sobre a demanda atual.

Efeito chicote (bullwhip effect):
O jogo ilustra o efeito chicote, onde pequenas flutuações na demanda do cliente são amplificadas ao longo da cadeia de suprimentos. Isso acontece devido aos atrasos e à falta de comunicação eficaz entre os elos da cadeia.

Aprendizado e reflexão:
À medida que o jogo progride, os participantes têm a oportunidade de experimentar os desafios e as consequências de suas decisões. Eles podem refletir sobre como a comunicação, o planejamento e a coordenação afetam o desempenho da cadeia de suprimentos.

Discussão e análise pós-jogo:
Após o jogo, é importante ter uma discussão em grupo para analisar os resultados, identificar os principais problemas encontrados e discutir estratégias para melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos.

O jogo da cerveja é uma ferramenta de aprendizado poderosa para compreender os desafios da logística e da gestão da cadeia de suprimentos. Ele permite que os participantes experimentem na prática como as decisões em um elo da cadeia podem afetar o desempenho de toda a cadeia, com a dinâmica de uma cadeia de suprimentos com os papéis de varejista, atacadista, distribuidor e fábrica. A meta é atender a demanda ao menor custo possível, enfrentando os desafios de comunicação e estoque ao longo das rodadas. As regras básicas são as seguintes:

Regras do Jogo

  1. Comunicação Restrita: Os setores (varejista, atacadista, distribuidor e fábrica) não podem se comunicar livremente, apenas trocam informações sobre pedidos de maneira sigilosa;
  2. Custos: Cada unidade não atendida gera um custo de R$ 1,00, enquanto unidades em estoque têm custo de R$ 0,50 por semana;
  3. Pedidos e Estoques: Se uma demanda não for atendida, precisa ser cumprida em uma rodada futura. Cada jogador mantém controle de seu estoque e dos pedidos recebidos.
  4. Objetivo: O setor que conseguir atender a demanda com o menor custo total vence;
  5. Controle do Jogo: O mediador determina o início e fim de cada etapa e define o término do jogo.


Mecânica de Jogo

Cada rodada tem cinco passos principais:

  1. Receber o Produto: Jogadores movem as fichas do transporte para o estoque disponível;
  2. Atender os Pedidos: O varejista atende diretamente o consumidor, enquanto os outros setores movem produtos ao próximo nível;
  3. Fazer Pedidos: Cada setor faz seu pedido ao próximo nível da cadeia, em sigilo;
  4. Receber Pedidos: Os setores movimentam os pedidos feitos, e a fábrica inicia a produção conforme a demanda;
  5. Registrar Movimentos: Cada jogador registra o estoque final, pedidos e demandas não atendidas.
Pequeno exemplo em vídeo, sobre o jogo.



Boa Sorte e Sucesso!

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