domingo, 18 de maio de 2014

A Velhice

Texto sobre a velhice!

Estou ficando velho?? Sim! Não! Espere, não sei.

O que é a velhice? Ela faz parte do processo natural de amadurecimento e degradação do organismo vivo.
A vista não é mais a mesma, as articulações doem, os músculos perdem a força; não abro mais o pote de azeitonas como antigamente.

A idade avança sempre, só não fica velho quem morre cedo.
Mas com a velhice não vêm coisas boas. Prudência ou bom senso são conquistados, assim como a paciência, que por vezes nos falta a todos.

Mas, o que tem de bom em ficar velho?
Nosso entes queridos vão se despedindo de nós, nossos primos mais novos já são pais, eu agora sou o tio e não mais o sobrinho.

O que de bom que vem com a velhice? 
Essa é fácil: Viver.

Viver é ter experiências, ter histórias para contar, saber que foi importante para a vida de alguém, que foi útil e que por vezes foi objeto de raiva. Ter vivido, comido, bebido, tomado porres, amar e ser amado; ter sentido dores, pois só quem sente dores desfruta do prazer do alívio.

Qual é boa idade? 20? 30? 40? 50?
Esta também é fácil: A boa idade é agora! O HOJE é melhor que ontem. O amanhã apenas uma expectativa.

Viva, viva como se não houvesse o amanhã. Não seja irresponsável, mas viva intensamente, ame, beba, estudo, se divirta, trabalhe sempre com o máximo de empenho que você pode dar.

Viva a vida plenamente, beba a taça da vida completamente e então chegará a conclusão de que a velhice é só mais uma fase de nossas vida, mais um momento, um rito de passagem. Que apenas temos de entender nossos novos limites e nos adequar a estas novas situações, que novos prazeres e novas oportunidades nos aparecem.

Sim, graças a Deus eu vivi para começar a ficar velho.