Tolerância.
As pessoas são intolerantes? Há respeito entre as pessoas? Por que há necessidade de falarmos em empatia ou tolerância? É necessário humanizarmos as relações humanas?
O ser humano é um animal gregário, ele gosta de "estar junto" de outros seres humanos. Gosta de conversar, trocar ideias, ouvir e ser ouvido. Más há alguns problemas a serem abordados. Muitos seres humanos apenas aceitam as pessoas que são iguais à eles. E ao fazerem esta escolha, excluem os demais, os que lhes são diferentes.
Alguns "defensores da família" (nada contra, apenas merece ressalva e ponderação sobre o que é definido por "defensor" e "família") utilizam textos bíblicos e falas de líderes religiosos (seja que religião for) para embasarem suas exclusões; para justificarem seus ideais de que tal comportamento ou tal atitude é pecado. Desta forma legitimam seus próprios preconceitos disfarçados em cânones de determinada religião.
Não quero aqui debater religião ou mesmo criticar esta ou aquela. Mas o pouco que prendi em uma delas (a que sigo) diz mais ou menos assim:
a) Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. Não diz "amem os que são iguais à você" ou "ame os que pensam da mesma maneira que você";
b) Ame o teu próximo como a si mesmo. Diz que se deve amar com respeito, um amor fraterno; que tolera e acolhe;
c) Quem dentre vós não tiver pecado, que atire a primeira pedra. Diz que não devemos julgar e condenar os outros, esquecendo-nos de nossos próprios pecados e limitações. Fazer isso é de uma covardia ímpar.
d) Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Condenar com rigor e sem chance de remissão, vai contra o desejo de que eu mesmo seja perdoado.
Certa feita presenciei um "cidadão de bem" dizer que um homossexual ia para o inferno por ser pecador. Quem deu a ele este poder para julgar e condenar? Porventura Deus repassou à ele uma procuração com tais poderes? Se é ou não pecado, Deus (ou o criador, ou o cosmo, ou quem for que julgue; dependendo das crenças de cada um) irá julgar. A nós cabe respeitarmos as diferenças; até mesmo tendo em vista que eu próprio não quero ser julgado por ser diferente de um grupo maior que o meu.
As relações humanas por vezes são tão frias e impessoais que não são humanizadas. Olha que loucura: eu preciso lembrar de ter um comportamento humanizado para tratar as pessoas; inclusive tal ideal representa um forte movimento na área da saúde: humanizar o atendimento dos pacientes.
Enfim, fica aqui o desejo que sejamos todos mais tolerantes, especialmente com os que nos são diferentes; se todos pensássemos de modo igual, o mundo seria obtuso e sem graça.
Abraços e Sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário